11.9.04

portfolio

Estou entrevada no computador há dias preparando o portfolio para a seleção de mestrado para aquela universidade localizada na ilha mais fétida do Brasil. Ano passado me classifiquei mas as vagas eram poucas e optaram por outros fétidos candidatos. Mas esse ano, I will not take no for an answer.

Estou vendo o saldo de 2 anos de trabalho bastante satisfeita, tenho 3 ou 4 vertentes que não têm nada a ver uma com a outra. São foto-montagens, pinturas, desenhos, sketchbook, projetos em rede, arte com Google, e mais um zilhão de idéias que não cessam de brotar. O desafio é juntar tudo isso num pacote coerente. Ou não.

Acho que vou mostrar que eu sou esquizofrênica mesmo, um caso psicanalítico sem solução. Se eles quiserem linearidade e caretice, melhor escolher um homem ou um CDF que pinta por números, porque linearidade e absoluta coerência eles nunca vão poder cobrar de mim, porque simplesmente não tenho essas qualidades. Mas em toda loucura há método. O método consiste em sempre fazer uma coisa achando que é outra: arte feita com imagens do Google que mais se parecem pinturas, foto-montagens que ecoam desenhos analíticos de arquitetura, projetos em rede que são estudos antropológicos. Nada é o que parece ser, e tudo também pode ser outra coisa, ou nada, e foda-se. Essa sou eu, pulo de galho em galho, sem compromisso nenhum com uma mídia ou questão específica, mas me dedicando profundamente a esse processo de mudar de um lado pro outro. Se eles estão achando que a academia é uma espécie de reformatório para artistas confusos, estão enganados. O lance é que a academia é só um trampolim para o resto do mundo. O resto é você quem faz.

Dessa vez, eles vão ter que me engolir!!!

6 comments:

  1. Anonymous11:00 pm

    Isso me lembra a historinha do Portinari com o “baile caipira” (algo assim) com o qual ele ganhou a bolsa pra ir a Paris.

    Ele teimou e teimou pra não ser acadêmico, aí resolveu ser, ganhou a passagem e era o quadro que ele mais gostava.

    Beijos,

    Dudu.

    ReplyDelete
  2. Anonymous10:07 am

    Então,
    Questão: para que servirá exatamente o mestrado?

    ReplyDelete
  3. porque é uma das únicas maneiras de um artista ter salário garantido por pelo menos 2 anos. melhor negócio não há. e assim me vingo de todo aquele dinheiro que eu paguei de imposto e que não foi usado para concertar o esgoto da minha rua. viver nas barbas do governo, também quero!

    ReplyDelete
  4. Anonymous1:07 am

    What a wonderful invention it is, this thing we call the Internet!

    ReplyDelete
  5. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  6. Anonymous2:05 pm

    At the end of Each lesson their will be Valuable FREE Marketing Networks where you will be able to

    ReplyDelete