10.2.05

30 anos, missoes de vida, arte e sobre ser um animal solitario ou nao

conversas com o meu querido amigo LLL. desculpem o inglês intermitente, mas sério, caguei.

Eu:...alex, para de ser morto-de-fome. se o cara te der uma grana, bota a mufa na literatura. menos distrações. eu largaria os frilas amanhã se eu não precisasse. Queria usar a web por motivos puramente artísticos. e só.

alex: Arte pura vicia, bel...é irreal...trust me: interacting with the humans, having them as clientes, etc, keeps us human in a way you wouldn't understand....engraçado como tem coisas que só saem em ingles, né?

eu: é.....a arte nunca é só pura. quero tempo pra pensar, pra divagar, pra me educar direito (a minha faculdade foi uma bosta nesse sentido). arte tem muita vida prática também, não é só viajar na maionese...

alex: é como dar aulas, controlar os teens...

eu: verdade. o mestrado é para eu poder dar aula... em qualquer lugar do mundo. só te dão um certo respeito com a porra do título "M.F.A.". não para expôr, mas se quiser seguir carreira acadêmica, até PhD tem que ter.

alex: ...eu tenho medo de que, se na fossem os clientes e as aulas, eu estaria tão apartado do mundo que já nao conseguiria funcionar...e aí com um mestrado e, quem sabe, doutorado, eu posso dar aulas de literatura anywhere in the world, ser realmente livre...

Eu: e comer muita mulherzinh!...pra mim, quanto mais apartado melhor. só assim eu posso retornar ao mundo. Tudo pra mim é dividido: meu amor, meu trabalho. em algum lugar eu tenho que estar inteira, e esse lugar é o trabalho, mas me conhecendo, faço sempre o que aparece, está na minha natureza de ser múltipla...

Alex: Você sabe porque o [Guimarães] Rosa não fez um segundo grande sertao? pq ele teve um mild heart attack enquanto escrevia o livro e ficou em pânico de não acabar depois, nunca mais tentou nada de envergadura, só contos...

Eu: Estava  com medo de morrer?

alex: Pq tinha medo de morrer e deixar inacabado...Ele trabalhou dez anos em Grande Sertão Veredas...tinha medo de trabalhar 9 anos, morrer no nono, e desperdiçar seus ultimos 9 anos. Mas é self-defeating porque ele viveu 10 anos depois de GSV. O Verissimo vem tendo heart attacks há 20 anos e continua aí! o que quero dizer é, e vale pra nós dois....

eu: E por isso é foda. Eu falei na minha entrevista no fundão que não tinha pressa nenhuma para mandar trabalhos para galerias e o que mais importante para mim agora era explorar o máximo de possibilidade sem pressão de mercado. Porque queria garantir que teria trabalho por mais 50 anos.

alex : A idade de começar a empreender seus grandes projetos é justamente aos 30, quando ainda há tempo. A gente não sabe quanto tempo ainda vai ter...

Eu: É isso aí. i feel it coming. O mundo é tão complexo que aos 20 não dá tempo de apreender tudo.

Alex: ...a pressão não é do mercado...

Eu:Tem artistas por aí que estão estourando aos 25 anos. E daí? Prefiro ir devagar porque quando estourar vai ser uma explosão. Não tenho pressa de fama, tenho pressa de vida (e de algum dinheiro)...só dá pra publicar/expor quando a coisa está pronta. e a coisa pronta precisa de um tempo. eu acho que vc vai publicar o segundo romance. Vc vai me odiar por isso, mas acho o "Mulher de um Homem Só" o melhor trial run que você poderia ter.

alex: Não tem chance do meu romance não ser publicado...

eu: O que quero dizer é que o seu segundo romance será muito superior ao primeiro e assim por diante. É melhor começar com força total, com mais maturidade..

alex: Assim espero...

Eu: O que eu fico bolada é que em outros tempos passados, nós seríamos referências nos nossos campos aos 30. As grandes obras de literatura e arte foram feitas por garotada como a gente. Picasso revolucionou o olhar com o cubismo aos 22 anos!

alex: Só dá pra viver no agora...

eu: Claro.  Eu queria tanto encontrar a minha grande questão. Mas não sei se estou olhando nos lugares certos. Estou infeliz também, não ajuda. Será que é melhor give up pra não sofrer depois. mas o que vou fazer? abrir uma loja de cosméticos? virar burocrata? as alternativas são péssimas, e não tem nada que eu goste mais do que arte. só não sei se sou boa. E provavelmente nunca irei saber....o artista está condenado a não saber se auto-avaliar direito. talvez seja isso que faça com que ele não pare de criar, só para se superar....não era a essa a dúvida de Cézanne? se tinha "conseguido"? morreu sem saber...

alex: Algumas das pessoas que você admira desisitiram?  Did they face greater odds than you?

Eu: If they did i wouldn't admire them...

alex:Do you wanna be worthy of them or not?

Eu: I don't think i face any odds. i have all the dominant characteristics, i have nothing to strive for. Question is: do i care that much?

alex:  That's up to you....Lembra a historia do eu daria a minha vida pra tocar assim?

eu: Não

alex;Começa com o artur moreira lima, (mas poderia ser picasso ou machado de assis) aí chega o chato, vê ele trabalhando e diz "puxa, eu daria a minha vida pra tocar/pintar/escrever assim", e o outro: " pois eu dei"

Eu: Bom, muito bom.

alex: But they cared, if they didn't they couldn't have pulled it off... jura que eu nunca te contei essa?

Eu: Juro.

Eu: Eu acho tudo muito overwhelming. Tem muita gente entrando na arte com pouca qualidade e eu fico puta quando alguém faz arte ruim, porque estraga essa coisa que eu gosto tanto...

alex: Eu já até postei essa história no blog

eu: Não lembro, sorry...mas também não sei qual seria a minha grande contribuição. tenho visto que arte ou literatura não pode ser só uma questão de expressão pessoal, tem que ser isso+consciência histórica+visão de futuro. Senão não vinga, não sobrevive o tempo...

alex: Nao aprende arte com marxista não, eles só falam merda. Puta, não acredito que tive que ouvir isso antes de dormir...de onde vem o dinheiro desses artistas revolucionários que moram na praia?

eu: Vendendo quadro pra forrar parede de gente rica, ué! ...só dá pra fazer pintura boa com tinta de qualidade.... e é por isso que eles são valorizados. Premium ideas made with premium materials. Mas tem arte feita com pedaço de pau que vale muito mais que uma tela qualquer, então foda-se a tinta importada... Internet é uma maneira de fazer arte realtivamente cost-free. Mas ainda acredito no "objeto" de arte. acho que arte é algo físico, por mais que o Duchamp & cia. digam que arte é apenas uma idéia. Mas mesmo o duchamp precisou de um objeto para mostrar isso. o mictorio é isso. Duchamp era na realidade um puta dandy. só isso. Dizem que meu trabalho é muito de agora. isso é bom e ruim: bom porque mostra que é algo novo. ruim porque não tem nada de eterno à primeira vista. Boa arte dialoga com os dois. é isso que impulsiona a criação....é tanto yadda yadda yadda pra coisas tão simples

alex: Don't fall into that yourself

Eu: o problema é que acho arte brasileira semi-ruim. Acho tudo cópia mas quando é original é ótimo, a melhor do mundo. mas as geracões subsequentes copiam os que deram certo. é o que acontece hoje com o hélio oiticia e lygia clark. tá tão embrenhado no subconsceinte da galera que é difícil soltar das referências....muleta...O que dificulta pra mim é que eu só conheci arte brasileira há 3 anos atrás, então eu não tenho essas influências tão fortes. E isso não me dá uma base de diálogo com o pensamento de cá, ou de lugar nenhum porque nem "lá" estou. Ao mesmo tempo não sou uma artista americana então fica estranho eu dialogar com os de lá. Mó limbão...

alex: You're lucky

eu: Outro dia fui numa mostra de vídeo-arte e eu fiquei com vergonha de tão ruim...

alex: Se vc ceder a tentação de se juntar a matilha será só mais uma...eu pergunto de novo: algumas das pessoas que vc admirava era só mais um em um grupelho, qualquer grupelho que fosse, ou eram pessoas que tinham coragem de andar sozinhas? Vc tem que decidir quem vc é... está ficando tarde pra isso

Eu: Eu sei , eu sei, e tá foda...

alex: Ou vc é uma da matilha e vai ficar hanging with them no mundinho deles, ou vc vai ser vc mesma e vai encarar todo o onus e possiveis recompensas...só nao se engane achando que membros de grupelhos conseguem ascender aos seus respectivos grupelhos. ... it simply doesn't happen....Once a pack animal, forever a pack animal

eu::  i'm not a pack animal, never was...

alex: so don't try to be one or don't commiserate because you're not one

eu: yeah, i'm between worlds again. o saco é que forever achar que eu sou uma patricinha.

alex: corta um talho na cara, arranca fora o nariz,  maybe it's worth it

eu: você faria isso?

Eu: eu sei que eu tenho a lot going for me. ano passado durante uma viagem tive um rush de inspiração absurdo. fiquei vagando uma madrugada inteira por estocolmo fotografando. fiz a minha obra mais melancólica. mas depois voltei pra cá e estagnei...

alex:   a vida é uma coisa muito engraçada mesmo... a gente passa a juventude inteira jogando sementes, bel

alex: Tem outra historinha...

Eu: Vc me ajuda por metáforas, bonitinho...

alex: Quando vc vir uma maquina dando centenas de marteladas numa pedra e, depois de mil, a pedra se desfaz, nao caia no erro de achar que foi a ULTIMA martelada that did the trick... uma coisa que o blog me ensinou é que, só por existirmos e estarmos fazendo nosso trabalho com sinceridade, estamos tocando a vida de muita gente...


eu: Qual é a mensagem da historia da maquinas mesmo?

alex: a mensagem é que quando a gente consegue alguma coisa, nao foi o nosso ultimo effort that did - foi a soma de todos os anteriores

eu: Passei os últimos 10 anos getting as many skills as possible, vendo o máximo que pude do mundo pra me preparar pra depois. porque acho que é a maneira lógica de viver. Por isso que eu aos quase-30 estou encarando as questões da arte só agora. maybe it's the right time for me... tudo foi para que eu chegasse nesse momento de ser forçada a ter uma direção. o lance é que eles vão me arrasar no mestrado...

alex:don't let them...don't graduate if you don't have to

eu: i will have to teach them to teach me...but then i don't get the degree

alex: What's more important? art or the fucking degree?...establish your priorities, porra, it's only up to you

eu: é , já passei da idade em que tinha que fazer todos os deveres, né? foda-se o que eles acharem.

alex: isabel, bota uma coisa na sua cabeça,  read the biographies of people you admire, consider some of their tough choices, if you don't break with the needs and expectations of the establishment, you may earn a nice living, but you'll never amount to much

eu: Eu tenho um parâmetro, a Lygia Pape. A cada exposicão ela aparecia com um trabalho completamente diferente do anterior. Os criticos não levavam ela a sério e achavam que ela não tinha "foco". Até que um fodão, o Mario Pedrosa, falou pra parar de encher o saco dela e prestar atenção. Ela fez coisas lindas, mas ficou amarga no final. E fazia graphic design e dava aulas pra sobreviver. Ela dava aula no fundão. mas morreu antes que eu pudesse conhecê-la....ela era a unica louca que tinha lá. Um professor tem que ser um pouco alucinado porque a   loucura de um contagia o todo (moby dick). Os que restaram não são loucos o suficiente e por isso são retrógrados ou resignados. Depois na tese eles hammer os alunos segundo conceitos de 1960...Nego surta ali dentro... Mas a solução é uma só: work work work

alex: Só vc pode decidir o que vc quer. O mais incrivel é que as pessoas tem de fato uma opção...tem mesmo... e a maioria escolhe a mediocridade

eu: ...o caminho mais fácil..like pack animals....longe disso!!!!!