12.1.06

Protect Me from What I Want



Tem trabalhos de arte que eu olho e acho uma bobagem.

Confesso que quando vi o trabalho da Jenny Holzer (acima) com a frase "Protect Me From What I Want" achei aquela frase a coisa mais imbecil do mundo. Proteger-me do que quero? Mas a gente não passa a vida inteira tentando fazer "o que quer"? Não vivemos completamente norteados pelas nossas escolhas? Não lutamos pelos nosso direitos, exigimos tolerância, silêncio, paz? Não enchemos o saco dos nossos pais na adolescência com um "vocês nunca me deixam fazer o que eu quero", e choraram horas no travesseiro porque seus pais são uns tiranos? Não nos separamos dos nossos cônjuges porque 'não conseguimos mais ser o que queremos, ou queríamos"? Não vivemos não época do desejo insaciável, a era da gratificação instantânea, os tempos de tentarmos decifrar que raios as pessoas querem consumir, ser, realizar?

Então que porra é essa de me proteger do que eu quero?

Eu quero é me proteger de frases assim que influenciam negativamente o meu querido e precioso querer. Querer é poder, sim, e ninguém pode querer por mim. Fomos criados para "follow your bliss" como dizia Joseph Campbell, para não transigir nas idéias sob o risco de nos tornarmos medíocres, ou seguir nossas paixões como escreveu Spinoza. Nos foi outorgado o livre arbítrio e mutos séculos depois Freud nos desvenda o mistério dos desejos, porque afinal, só podemos ser plenamente se vivermos de acordo com o nosso desejo, isso quando conseguimos identificar o que é o nosso desejo.

Toda a minha vida, ou toda a parte consciente da minha vida (porque a gente é meio débil até pouco depois da adolescência),eu quis ser artista. Quis tanto ser artista que estou pagando uma dívida até hoje (e até 2017) dos meus estudos de arte nos Estados Unidos. Quis tanto ser artista que torrei vários salários em tintas de boa qualidade ao invés de dar entrada numa casa própria. Quis tanto ser artista que passei meses deprimida porque tinha que trabalhar como executiva numa firma para pagar as contas porque "ninguém me entendia". Quis tanto ser artista que até hoje não me importo em lavar chão dos outros contanto que eu tenha o meu "tempo livre" para poder dedicar-me à arte dentro do meu atelier. Quis tanto ser artista que até hoje estou encalacrada em dívidas pela reforma do atelier, que continua sem porta da frente (só portão) e com a luz lligada na gambiarra. Quis tanto ser artista que tenho que aguentar a chacota dos meus orientadores no meu curso de mestrado. Quis tanto ser artista para pelo menos um dia morrer achando que eu fiz algo que tivesse sentido pelo menos para mim.

Mas, agora no alto da maturidade dos 31 anos recém-completos, começo a entender a Jenny Holzer e o que significa proteger-se do que se quer.

Até final de fevereiro tenho que preparar 3 exposições, uma delas individual nas oropa, e nunca me xinguei tanto de querer tanto o tempo todo.

É torturante o tempo que passa enquanto a inspiração não vem, pois passo o dia inteiro transpirando no meu atelier no Rio de Janeiro SEM ar condicionado (já que mal tem luz lá mesmo, porque de tanto querer ser artista não deu pra fazer a reforma da elétrica) e sem que uma idéia genial surja. Estes dias quase me submeti a terapias psicotrópicas para ver se não induzo as idéias de modo mais rápido e eficiente. Tomei uma garrafa de vinho sozinha no atelier e ao invés de me inspirar, dormi. Está tudo acontencendo tão rápido que não consigo dar conta de mim mesma. As vezes me pego andando de um lado tão hieprativa que não consigo fazer nada...

Please God, protect me from what I want...

E só pra finalizar, a letra da música do Placebo "Protect Me From What I Want". Não tem muito a ver, mas tem.

It's the disease of the age
it's the disease that we crave
alone at the end of the rave
we catch the last bus home
corporate amercica wakes
coffe republic and cakes
we open the latch on the gate
oh the hole that we call our home

protect me from what I want

maybe we're victims of fate
remember when we'd celebrate
we'd drink and get high until late
and nom we're all alone
wedding belles ain't gonna chime
with both of us guilty of crime
and both of us sentenced to time
and now we're all alone

protect me from what I want