5.8.09

O Galo Falante

No País onde o riso foi detido na imigração (e posteriormente deportado de volta para o Brasil), existe uma gargalhada no fim do túnel. Ás vésperas do National Day, onde a Cuba Rica do Oriente celebra o ano 40 da independência da Malásia (que os expulsou, na verdade pois realmente são insuportáveis!), o braço radical-revolucionário de Singapura Talking Cock ("Galo Falante", e não "Pau Falante" como pensariam as mentes sujas como a minha) homenageia a Grande Nação do Pequeno Ponto Vermelho. Singapura se auto-denomina The Little Red Dot, pois em qualquer mapa-múndi, não é nada mais do que um pequeno ponto vermelho, uma ilha menor que a Zona Oeste do Rio. É um The Onion daqui.

O Talking Cock não fala inglês, fala Singlish, para o qual desenvolveu o Coxford Singlish Dictionary, que é o idioma que eu uso para falar com taxistas, camelôs e as velhinhas simpáticas que fazem faxina lá no escritório. É muito útil também para me comunicar com meus alunos, pois muitas vezes as redações que eu peço para eles escreverem são redigidas na mais fina versão desse patuá, mistura de malaio e inglês com pronúncia chinesa.

O governo e os esnobes daqui são uns baita puxa-saco da China e dos Estados-Unidos, porque sabem que país-anão tem que saber flertar com os gigantes. Abominam essa língua dos "camponeses" e lançam campanhas de serviço público como "Speak Mandarin" e "Speak Good English" para que a populácea saiba se comunicar em algum tipo de idioma de negócios. Não se atentam ao fato de que a maioria chinesa aqui fala Hokkien e não Mandarim, pois a maioria esmagadora da população imigrou da extrema pobreza no sul da China em busca de trabalhos em fábricas daqui. O inglês daqui parece mais com o ingrêis que se usa ao cantar em 'embromation' do que aquilo que se fala em Oxford. Aliás, a frase "Speak Good English" já contém erros de gramática - mas esse eu deixo para vocês descobrirem.

Nesta edição do Talking Cock, um edição voltada inteiramente às comemorações de los 40 años de la Revolución asian-style, com bastante pimenta, para ser comida de pauzinho.

No comments:

Post a Comment