25.8.04

No rabo do cometa

Vou entrar na onda do meu amigo LLL, vou apelar.

Vocês que visitam o meu blog de vez em quando e entram dentro do meu universo artístico-imagético deveriam ser os primeiros em me apoiar nas minhas iniciativas artísticas, ou seja, meus projetos. Para que eu possa continunar sendo artista e não me prostituir em um emprego burocrático qualquer é fundamental que eu possa exercer a minha arte, sob pena de nunca mais poder contribuir com nada para vocês. Não fazer arte significaria terminar o blog e qualquer atividade relacionada à arte. Em suma, seria a minha morte. Vejam bem, não estou pedindo dinheiro, só estou pedindo uma foto boba.

Mas porque peço a ajuda de vocês? Porque um dos meus projetos só pode ser concretizado se vocês participarem maciçamente. O projeto depende exclusivamente da participação de usuários de internet. Tenho um fotolog de grupo, o idcard, cujo objetivo é juntar fotos de identidade das pessoas que navegam no fotolog. O intuito é fazer um retrato dessa galera que navega freneticamente pela internet, meio que revelando a sua identidade a partir do documento que legitima a minha/sua existência perante o mundo: a foto de identidade. O interessante é que eu não sei a verdadeira identidade de ninguém ali, já que quase todo mundo usa um pseudônimo, e assim se cria uma contradição, uma ambiguidade que eu acho maneiríssima e interessante do ponto de vista de uma arte que é feita em rede, como uma colaboração. Para que um artista usaria a internet no seu trabalho se não fosse para isso?



Poucos dos que navegam aqui foram lá e postaram. Pois bem, convoco todo mundo a tirar 5 minutos para escanear a sua foto de passaporte, identidade, carteira de motorista, o que for, e postar . Se você não é membro do fotolog, envie a sua foto para idcard_project@yahoo.com que eu postarei por você. Penso que se vocês têm o trabalho de postar fotos suas no Orkut, Multiply, etc, porque não postar fotos para algo que seja realmente útil? Toma muito menos tempo e o retorno é muito maior. Garanto.

(E já que vocês vão parar no fotolog, continuem acessando o meu fotolog não-colaborativo, ou seja, pessoal, para ver os espaços do tédio. A cada ida minha a uma sala de espera ou lugar burocrático, aparece uma nova foto-montagem. Elas estão ficando cada vez mais sofisticadas, e para quem mora no Rio de Janeiro, em breve estarei expondo essas fotos em alguns lugares.)

Aqui vai o texto que introduz o projeto IDCARD lá no fotolog:

A maioria das pessoas se acha muito feia nas fotos de seus documentos. E é verdade.

IDCARD, diferente de todos os outros fotologs de grupo, não é um concurso de beleza. É um lugar onde os fotologgers postam suas fotos de identidade para que se possa atrelar um rosto ao pseudônimo usado nesta comunidade. A sua foto de identidade é o que faz de você uma pessoa aos olhos das autoridades, o que faz com que essa foto seja uma expressão do que você é, ou do que você representa. Sem ela, você não é ninguém, pelo menos não para a sociedade moderna que vigia seus cidadãos das maneiras mais diversas. Este projeto é, de certa forma, uma crítica à cultura de vigilância em que vivemos.

Para realizar este projeto, só o que eu preciso é a sua foto de identidade. Não quero saber nenhuma outra informação além da foto, pois o seu número de identificacão é completamente irrelevante. Seja criativo, poste uma foto com um penteado estranho, uma em que os olhos estão fechados, ou a foto de identidade da carteira militar do seu avô que serviu na segunda guerra mundial. Uma participante postou fotos de identidade de todas as etapas de sua vida, gostei muito.

*RULES/Regras:
1. Não envie fotos se vc não quer participar do projeto. Se uma foto for enviada ela será usada e você estará dando total permissão de uso. O seu nome ou username será inteiramente preservado do conhecimento do público.

2. Se você está escaneando a sua carteira de identidade ou qualquer outro documento de identificação mande somente a foto, não o nome, número de identidade ou endereço. Escaneie em uma qualidade razoável.

3. Você pode enviar qualquer foto de qualquer documento de identificação (identidade, passaporte, carteira de motorista, etc.)

Muita gente que quer participar não está postando fotos porque não tem scanner. Não faz mal. Pode tirar uma foto da sua identidade, da mesma maneira que vcs tiram as fotos que vcs postam nos próprios fotologs. Só garantam que a foto esteja em foco com qualidade razoável. Tirem as fotos da ID a 90 graus do cartão para ter o menos distorção possível.



SOBRE O PROJETO

ID_card é um projeto colaborativo de artes plásticas iniciado pela artista plástica Isabel Löfgren. "Colaborativo" significa que o projeto se faz através dos esforços de uma comunidade empenhada para cumprir os objetivos do projeto onde a presença da artista se faz através da criação da idéia.

O objetivo do projeto é montar um projeto de artes visuais com fotos enviadas pelos usuários deste mecanismo. É uma extensão da minha pesquisa sobre relações virtuais na internet a partir das imagens que são inseridas na rede, e o resultado será uma espécie de "retrato" desta comunidade.

Se quiser postar uma foto, fica avisado que a artista automaticamente terá total liberdade de uso das imagens na confecção de obras de arte que serão posteriormente exibidas em exposições coletivas.

Sua foto não será manipulada ou distorcida, as fotos individuais não serão comercializadas pois somente serão usadas para o projeto de arte, e sua identidade será preservada, pois não interessa ao projeto o seu nome verdadeiro ou endereço.


OBRIGADA!

______

Captaram? Então, mãos à obra!!!



1 comment:

  1. Anonymous8:57 am

    Mauro Amaral, www.carreirasolo.org
    Como agora sou outsider do blogspot, estou meio anônimo, mas enfim...

    Interessante o lance do idCard aparecer quando justamente você - e outros friloprofissionais - , foram aparecer lah na capa do carreirasolo.

    Dê uma olhada lá e veja o que acha!

    Ah: boa sorte na exposição!

    ReplyDelete