15.1.07

Tomate cru na salada? Parte 2 de 2

Como retribuição às lições culinárias dos meus colegas de trabalho (1 indonesiano, 1 chinês-singaporeano, e 2 indianos), convidei todos para almoçarem no restaurante self-service sueco que fica no Ikea, uma loja de móveis tipo Tok&Stok sueca onde fica um restaurante que serve comida típica sueca, diga-se almôndega ou salmão com batata, espaguete á bolonhesa, salada verde, batata frita, sanduíche e torta. Toda semana, oferecem um prato com a "cor local", um arroz frito chinês com galinha ou algo assim. Poucas ofertas, comida simples e barata. Moleza.

Aí começou a confusão. Nenhum dos meus colegas sabia como começar - tinha talher demais: garfo, faca, colher de sopa, colher de chá...qual escolher? "Faca, pra que"? "Cadê o pauzinho"? Uma vez resolvida a função de cada utensílio, começou o desastre de escolher comida..."o que tem dentro desse sanduíche?" "Marinated salmon", respondi. - "Como assim, 'marinated'"? Respondi que era salmão cru, mas marinado no sal por uns dias, uma delícia. - "Mas eu não como nada cru!" -"Então pede a almôndega, o prato mais típico sueco, vem com batata cozida e um gravy ótimo, comi isso a minha infância inteira". - "Mas eu não como carne!" -"Ah, então pede o salmão assado com batata e molho de manteiga". - "Mas eu não como nada cru!" - "Esse é assado..." - "Você não falou que era cru? ". - "Então pede o espaguete a bolonhesa, italiano, mas bom também". - "Como é que eu como isso sem pauzinho", exclamou o chinês! Depois de uma certa hora, desisti de dar conselho, deixei eles se virarem. Peguei o meu salmão assado sequinho com batatas, fui para a mesa, e sentei ali feliz da vida de estar comida seca, e com garfo e faca, como se faz no Ocidente. Pra eles, todo lugar onde tem gente 'branca' é Ocidente, não importa se é europeu, americano, latino-americano, etc. A gente se acostuma com essas "linhas de diferença".

Um por um foram chegando á mesa. O indonesiano, pediu espaguete á bolonhesa, mas achou seco demais e pediu pra botar um pouco de molho de manteiga. Ele acertou o uso da faca sem problemas. O chinês nem tentou a comida sueca, foi direto pro especial do dia, um miojo chinês com galinha, que ele comeu de garfo e colher, tendo que arrancar a carne da galinha do osso com os dentes, como se faz aqui. Os indianos, coitados, mais perdidos que cegos em tiroteio fizeram o seguinte. Um deles pediu um prato de batata pura, e complementou com torta de chocolate. Coitado. O outro pegou uma salada verde, com o molho á parte.

Quando abriu a caixinha da salada, o indiano, exclamou: - "o tomate veio cru!" Eu, achando essa uma colocação estranhíssima, respondi, as saladas no Ocidente geralmente vêm com tudo cru, meio que 'that's the point' de uma salada, de você poder comer vegetais crus, frescos, é saudável. - "Mas na Índia o tomate só é usado pro chutney, ou pra molho, pra dar gosto ao curry, não na salada, assim, visível." Achei estranho, mas continuei feliz comendo o meu salmão depois de dias almoçando as esquisitices locais (que são uma delícia, mas tem hora que cansa). Aí percebi que o indiano da salada estava comendo salada pura, sem o molho. Quando fui olhar, tinha acabado de comer a salada e estava bebendo o vinaigrette da salada e fazendo mil caretas, dizendo que "puxa, a comida do seu país é meio azeda, não?"

Realmente, nós vivemos em outro planeta.

Vive la différence