3.12.06

Frágeis Conexões - Frágeis Colaborações

A partir de hoje, estarei publicando pedaços da minha dissertação de mestrado para avaliação da rede, sob forma de verbetes, ou "keywords".

O título da dissertação é "Frágeis Conexões: razão e desejo na arte telemática" e fala sobre as novas subjetividades e estéticas que surgem na arte a partir do fenômeno da conectividade exacerbada em que vivemos hoje. Creio que todos nós estejamos vivendo isso - e me interessa saber o que vocês pensam sobre o assunto, pois, vivemos em um mundo colaborativo em que sharing information é a nossa atividade principal. Como filha da geração que botou essa geringonça toda para funcionar, esse será o modus operandi do trabalho.

Há vários artistas(como eu) trabalhando com a rede para fazer as suas obras de arte. No meu caso, sou uma collage-artist e recolho imagens e informações do Google e faço mapeamentos de fluxos de imagens como um diálogo com o imenso arquivo universal disponível a poucos cliques. Construo minhas imagens através de softwares open-source - tudo disponível na rede - como filosofia de trabalho. A minha filosofia é que a Internet é um campo aberto para experimentação livre, e também um campo cheio de restrições políticas como propriedade intelectual, fraudes incríveis, e de acessos restritos. O que sobra é um tremendo lixão, o que me dá subsídios para fazer uma arte povera digital.

Gostaria muito da participação de vocês.