13.6.04

Poesia

Passei o fim-de-semana no mato. Enquanto recortava imagens de revista em preparação para uma nova obra, a minha amiga lia poesia em voz alta. Ninguém menos do que Manoel de Barros.

Me toquei do fato de que a poesia, mais do que as tintas são essenciais para a arte. Sem poesia, ou inclinação poética, não há arte, pois ela toca no mesmo nervo da poesia: a da transformação dos elementos, da "dobra" dos significados, da junção ou criação ou disjunção de imagens de maneira não usual.

Se você se considera artista, então você deve ser poeta. Se não é poeta, não espere se tornar um grande artista.

2 comments:

  1. Anonymous6:11 pm

    Interessante! Ser poeta é a essência, o verso, a música, a pintura, escultura, são a forma. Você pode saber manipular a forma, mas se não tiver a essência, não faz arte. Naldinho mblog.com/singrando

    ReplyDelete
  2. Anonymous6:55 pm

    sem contar q estar no mato é muito manoel de barros. já q muitas vezes sua poesia é mato em forma de palavras. inclusive, comprei o memórias inventadas e não consigo lê-lo. ele fica tão bonito dentro da caixinha c fitinha e c uma etiqueta c o nome da pessoa q o montou q nunca tive coragem de abrí-lo! o q é foda já q quero muito lê-lo e ver as ilumiuras da filha do manoel!!! mas cm nunca vou conseguir abrí-lo decidi comprar outro, e deixarei esse aqui da estante guardado até não sei q dia e vou ler o outro. oh vida!!! nada é simples!

    ReplyDelete