8.4.04

Sobre a Moral na Arte (II)

Resultado: foi preso sob acusação de ameaça à segurança nacional, charged with reckless endangerment, a misdemeanor punishable by up to a year in jail, and disorderly conduct.(CBS News)

Bem, esse menino foi realmente um moleque, foi irresponsável, e a obra é de certa forma, boba.

O artigo da CBS sobre o caso continua: It's a case of an innocent art project going awry," Boisvert's lawyer, Bill Stampur said. Sculpture teacher Barbara Schwartz wouldn't say how his effort would be graded, but told The New York Post he received an "A" for the semester. The school probably won't discipline Boisvert, said spokesman Adam Eisenstat."

Quando li a expressão "a escola talvez não o disciplinará", tive calafrios. Me veio imediatamente a questão da censura.O que eles esperavam da escola? que o expulsassem? sob qual alegação? A direção da escola teria que estabelecer um critério moral ou ético sobre a obra do aluno e aquilo iria por tabela revelar um posição sobre arte como um todo e detonar toda uma questão sobre o First Amendment. Eles iriam cair inevitavelment sobre uma questão moral sobre a arte e sobre como ela deve ser produzida e onde deve ser exibida. Preferiram não se pronunciar, e concordo.

Arte não tem nada a ver com moral, nem com legalidade. Tem a ver com ética e política. A arte que adota a moral e a legalidade como critério de legitimação é a arte não-censurável, como por exemplo a arte "legal" que os comunistas russos mandavam fazer como propaganda para o sistemão. Todas as outras formas de arte consideradas ilegais iam parar na fogueira e seus artistas eram exilados pois eram censurados. E sabe-se que, pelo menos no Brasil, censura é sinônimo de ditadura.

Acho que o nosso amigo esbarrou num problema ético e político com a sua obra. Ele utilizou esses 2 valores na sua obra de modo a convidar, ainda que abruptamente, a uma reflexão sobre uma questão política atual. Ele desorientou e gerou uma crise. E exatamente por isso e nessas circunstâncias que a arte se faz. Pode até ter sido sem graça e inoportuno, mas continua sendo arte.