14.5.04

Jabá

Hoje me chamaram pra ilustrar capa de livro. O meu primeiro jabá no mundo da ilustração.

Antes de saber qual era o tal assignment estava eu lá mostrando o meu portfolio com um monte de desenho maluco, 50 desenhos abstratos de gatos em aquarela, o meu projeto de arte digital, os tedium rooms, tudo. Eu crente que ia rolar uma capa de um romance adulto em que era só encaixar um desenho pré-existente e pronto. Mas no final, o cara me mostra as capas do assigment: romance de aventura de náufragos e bucaneros para adolescentes imberbes, capa no estilo realista, a óleo, com mood de mistério e aventura.

Putz, pensei. Nunca desenhei um barco na vida, quanto mais naufragando. E ainda por cima o naufrágio aconteceu à noite, e pior ainda, tem um menino que sobrevive o náufragio. Vários problemas: não sei desenhar barcos, não sei desenhar noite, e muito menos sei desenhar o garoto se salvando ali, na surdina, dentro d'água de forma realista a óleo. Aliás, detesto pintura realista. Fudeu.

Pensei na dívida do cheque especial, os impostos da empresa atrasados, o dinheiro que devo à minha mãe, na casa da minha sogra (onde moro), e topei os 650 pau.

Passei a noite à espera de um milagre. Será que uma fragata vai naufragar na baía da guanabara? Mais fácil, assim eu fotografo e beleza. Olho pela janela e nada de fragata e muito menos naufrágio. Sento no computador pra ver email, se alguém visitou o blog e nada me vem à cabeça. Fui dar uma volta, ver umas livrarias, achei a maioria das capas de livro de adolescente meio bobinhas, e nada que me inspirasse. Quer saber? voltei pra casa, sentei no lap e apelei, fui no google images, procurei umas imagens, cola daqui cola dali, imprimo a montagem e lá vou eu decalcar na mesa de luz. Aliás nem sei se o tal barco naufragado tem 2, 3 ou 4 mastros, na dúvida desenho todos eles quebrados com as velas rasgadas, bem clichezão mesmo e dane-se.

Ficou uma merda. Parece as ilustrações que eu fazia pro jornalzinho do colégio quando tinha 15 anos quando nem sabia direito quem era Michelangelo. O menino ficou com corpo de espantalho, a nuvem negra virou uma mancha negra sem nada de céu. Não soube fazer as ondas batendo nos rochedos.

Na tentativa de consertar o desenho, escaneio e passo um filtro "watercolor" no Photoshop pra tentar esconder o fiasco. Algusn truques de desenho e me safo.

Minutos depois: - Me odeio.

Ficou exatamente como aquelas ilustrações horrendas de capas de livros de auto-ajuda daquelas editorazinhas vagabundas do interior. (Indignada:) pô, eu estudei fora, falo 5 idiomas, não vou me deixar derrubar por um desenhozinho de merda valendo 2 trocados!

Deadline: amanhã.

f.....

No comments:

Post a Comment